Uma homenagem de um estudante de design de Hong Kong ao fundador da Apple Steve Jobs ficou famosa na rede global de computadores pelo seu simbolismo minimalista e emocionante, acabando por render uma oferta de emprego e sendo usada por vários medias – incluíndo o jornal @Verdade – e em produtos de merchandising.
Jonathan Mak, estudante de 19 anos da Escola de Design da Universidade Politécnica de Hong Kong, teve a ideia de incorporar a silhueta de Steve Jobs na mordida da maçã do logotipo da Apple, simbolizando tanto a partida de Jobs quanto a sua presença constante no coração da empresa.
O desenho espalhou na Internet, atraindo centenas de milhares de posts, além de aparecer em bonés e camisetes comercializadas no eBay. O logotipo chegou a ser usado como foto do perfil do actor Ashton Kutcher no Twitter.
“Foi um dia maluco para mim”, disse Mak à Reuters. “Estou animado e assustado ao mesmo tempo.” O estudante contou que recebeu uma oferta de emprego por causa do desenho. “Realmente estou sem palavras”, afirmou ele no Twitter.
O cofundador da Apple, que criou produtos revolucionários e mudou a maneira como o mundo aborda a comunicação pessoal e usa os computadores, morreu na quarta-feira, aos 56 anos.
Mak, que inicialmente criou o logotipo depois que Jobs deixou o comando da Apple em agosto, disse que o design não havia feito tanto sucesso até ser novamente divulgado esta quinta-feira.
“Originalmente, eu ia colocar o logo preto modificado sob um fundo branco”, explicou Mak, que prestou homenagem a Jobs na loja da Apple em Hong Kong.
“Mas não pareceu melancólico o suficiente. Eu queria que fosse uma homenagem muito silenciosa. É a compreensão calada de que está faltando uma peça à Apple agora.”