Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Homem-bomba mata pelo menos 15 pessoas num ataque suicida em Cabul

Pelo menos 15 pessoas, principalmente estrangeiras, morreram quando um homem-bomba detonou os seus explosivos fora de um popular restaurante libanês na capital do Afeganistão, Cabul, esta sexta-feira (17), informou a polícia.

Os islâmicos militantes insurgentes do Taliban reivindicaram a responsabilidade pelo ataque no distrito de Wazir Akbar Khan, que abriga muitas embaixadas e restaurantes para expatriados.

O Fundo Monetário Internacional (FMI) disse que o seu representante no Afeganistão estava entre os mortos, e a Organização das Nações Unidas (ONU) afirmou que quatro dos seus funcionários no país estavam desaparecidos.

O general Ayoub Salangi, um vice-ministro do Interior afegão, disse que entre 13 e 15 pessoas, a maioria estrangeira, morreram, mas que as informações sobre as nacionalidades não estavam imediatamente disponíveis.

Um porta-voz do Taliban disse que os mortos eram cidadãos alemães. Em Berlim, o Ministério de Relações Exteriores alemão disse que não podia confirmar o envolvimento de alemães no caso.

O ataque foi realizado por volta do movimentado horário do jantar na noite desta sexta-feira, quando os expatriados em Cabul tendem a comer fora. Muitos afegãos ricos e empresários também moram neste bairro fortificado.

Rajadas de tiros foram ouvidas depois do ataque. “Primeiro, houve um ataque suicida perto de um restaurante para estrangeiros, onde um homem detonou explosivos ligados ao seu corpo, e, em seguida, possivelmente um ou dois insurgentes entraram no restaurante”, disse uma fonte de segurança afegã.

Wabel Abdallah, libanês de 60 anos, chefiava o escritório do FMI na capital afegã desde 2008 e foi morto na explosão desta sexta-feira. “É uma notícia trágica e nós, do Fundo, estamos todos devastados”, disse o directora-geral do FMI, Christine Lagarde, em comunicado. “Os nossos corações estão com a família e os amigos de Wabel, assim como com as outras vítimas deste ataque”.

O porta-voz do Ministério do Interior, Sediq Sediqi, disse que três homens-bomba se aproximaram do edifício, um dos quais detonou sua bomba. Os outros dois foram baleados pelas forças de segurança. O tiroteio continuou por cerca de 20 minutos depois da explosão e a principal rua que leva à área foi isolada.

Depois da explosão suicida, dois atiradores entraram no restaurante e começaram a disparar contra as pessoas que jantavam no local, disseram as fontes de segurança, acrescentando que as vítimas estrangeiras foram levadas a um acampamento militar no leste de Cabul.

Num hospital próximo, os feridos do ataque gritavam e algumas pessoas choravam, pressionando lenços contra seus rostos para abafar os soluços, enquanto os médicos faziam o tratamento. Um homem, filho de uma vítima afegã, chutou a parede enquanto ele gritava de dor. A maioria das forças estrangeiras prepara-se para deixar o Afeganistão neste ano, depois de mais de uma década de guerra e ataques quase diários.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!