Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Hidroeléctrica de Cahora Bassa incrementa produção da energia em 1500 megawatts

A Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB) deverá incrementar em cerca de 1500 megawatts a produção da energia eléctrica para exportação para mais países da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).

A quantidade será produzida pela Central Norte da HCB, cujas obras de construção deverão arrancar em 2013 e que estão avaliadas em cerca de 800 milhões de dólares norte-americanos a serem desembolsados pela própria companhia e financiadores externos não identificados pelo respectivo Presidente do Conselho de Administração (PCA) da firma, Paulo Muxanga.

Presentemente, a energia eléctrica da HCB é exportada para África do Sul, Zimbabué e Zâmbia e há muito interesse em o Botsuana e outros países da África Austral passarem também a consumi-la.

Muxanga indicou ainda falando ao Correio da manhã que até 2012 deverão ser concluídos estudos de viabilidade económica, financeira e do impacto ambiental, geotécnico e hidrológico do mesmo empreendimento, acrescentando que “tudo o que está a ser feito garante que o projecto vai, realmente, arrancar dentro dos prazos previstos”.

Com a iniciativa completamente operacional, a HCB passará a ter uma capacidade de produção de energia de 3575 megawatts, de acordo igualmente com o PCA daquela firma, cuja reversão para o Estado moçambicano aconteceu em 2007, altura em que o Governo passou a controlar cerca de 85% das acções, ficando os restantes 15% ainda nas mãos do Estado português.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!