Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

HCB vai aumentar produção para 3220 MW nos próximos cinco anos

A produção de energia da barragem de Cahora Bassa vai ser aumentada para 3220 MW nos próximos cinco anos, afirmou, Terça-feira, o presidente do Conselho de Administração da Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB), Paulo Muxunga.

Actualmente, a produção de energia na HCB situa-se nos 2075 MW, valor que Moçambique pretende ver aumentado para responder às necessidades energéticas nacionais e da região sul do continente africano.

Em declarações à Reuters, Paulo Muxunga afirmou que o projecto de expansão da produção energética, cifrado em mil milhões de dólares (cerca de 747 milhões de euros), será feito na “parte centro-norte da HCB”, criando-se um potencial de 1245 MW.

“A grande percentagem da potência adicional será utilizada em Moçambique para expandir a electrificação do país, mas como não estamos vivendo numa ilha, vamos abastecer a região também”, disse Muxanga.

O administrador disse ainda que a HCB vai avançar com parte do financiamento necessário para o projecto, e que o valor remanescente será fornecido por empresas privadas.

De acordo com Muxanga, estão a decorrer neste momento estudos geológicos e hidrológicos no local, que deverão terminar em Janeiro de 2012, estando previsto o início das obras na HCB para o princípio de 2013.

A produção de energia na HCB está neste momento localizada na zona sul da infra- estrutura, que tem na globalidade um potencial energético de 12.000 MW de potência.

No início do mês de Novembro, a África do Sul e a República Democrática do Congo (RD Congo) assinaram um acordo para a construção de uma barragem, anunciada como sendo a maior do mundo.

A infra-estrutura vai ser construída nas Cataratas do Inga (RDC) e terá um potencial energético de 40.000 MW, ou seja, quase o dobro da maior barragem que existe actualmente no planeta, a Hidroeléctrica de Três Gargantas (China).

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!