Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

HCB aumenta capacidade de transmissão de energia

A hidroeléctrica de Cahora Bassa, HCB, aumentou a 19 de Dezembro a sua capacidade de transmissão de energia eléctrica em 240 MW, com a entrada em funcionamento pleno das oito pontes conversoras da subestação de corrente continua de Songo.

 

 

Além do aumento da capacidade de transmissão, a entrada em funcionamento pleno do sistema de conversão da subestação de Songo, vai resultar na redução de perdas de energia eléctrica no sistema de transporte traduzindo-se no aumento da disponibilidade de energia.

O sistema de conversão de corrente contínua (HVDC) é composto por oito pontes conversoras, cada uma com a capacidade de conversão de 240 MW, totalizando uma potência instalada de 1920 MW.

Mas, devido a uma avaria ocorrida em 1985 o sistema ficou reduzido a sete pontes limitando a capacidade nominal de transporte de energia para a África do Sul e a região sul de Moçambique, para 1680 MW.

Segundo fontes da HCB, o processo de reposição da oitava ponte, que incluiu a reabilitação de três transformadores, de alta tensão, tanques de válvulas e diverso equipamento de manobras de protecções, foi iniciado imediatamente após a reversão do controlo da empresa pelo Estado moçambicano.

O custo total do projecto foi de 10,5 milhões de dólares. O valor foi desembolsado pela empresa.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!