A hidroeléctrica de Cahora Bassa, HCB, aumentou a 19 de Dezembro a sua capacidade de transmissão de energia eléctrica em 240 MW, com a entrada em funcionamento pleno das oito pontes conversoras da subestação de corrente continua de Songo.
Além do aumento da capacidade de transmissão, a entrada em funcionamento pleno do sistema de conversão da subestação de Songo, vai resultar na redução de perdas de energia eléctrica no sistema de transporte traduzindo-se no aumento da disponibilidade de energia.
O sistema de conversão de corrente contínua (HVDC) é composto por oito pontes conversoras, cada uma com a capacidade de conversão de 240 MW, totalizando uma potência instalada de 1920 MW.
Mas, devido a uma avaria ocorrida em 1985 o sistema ficou reduzido a sete pontes limitando a capacidade nominal de transporte de energia para a África do Sul e a região sul de Moçambique, para 1680 MW.
Segundo fontes da HCB, o processo de reposição da oitava ponte, que incluiu a reabilitação de três transformadores, de alta tensão, tanques de válvulas e diverso equipamento de manobras de protecções, foi iniciado imediatamente após a reversão do controlo da empresa pelo Estado moçambicano.
O custo total do projecto foi de 10,5 milhões de dólares. O valor foi desembolsado pela empresa.