As autoridades de saúde na província de Nampula confirmaram, esta segunda-feira (17), que a cidade capital está infectada pela cólera e os bairros de Carrupeia, Muatala e Napipine apresentam maior número de cidadãos infectados. Entre sexta (14) e segunda-feira (17), algumas unidades sanitárias locais receberam 60 doentes mas, felizmente, não há registo de óbitos.
Entretanto, as diarreias agudas, que já mataram 18 pessoas desde o princípio do ano em curso, flagelam 12.535 indivíduos, contra 21.415 e 33 óbitos registados nas primeiras semanas de 2013.
O director provincial de saúde, Armindo Tonela, disse que os distritos Eráti, Lalaua, Angoche, Murrupula e Nacaroa são os mais afectados pelas diarreias e há receio de eclosão da cólera. Em média, pelo menos 15 doentes são atendidos em várias unidades sanitárias em Nampula.
Em resultado desse problema, as equipas de emergência foram reactivadas, estão a ser disseminadas as mensagens de prevenção de diarreias e da cólera e decorre o tratamento da água dos poços nas residências.
Contudo, apela-se para que a população observe as regras básicas de higiene pessoal e colectiva, principalmente nesta época chuvosa, em que a recolha de resíduos sólidos é deficitária um pouco por todas as cidades e vilas de Nampula.