Um cidadão de nacionalidade guineense foi detido pela Polícia moçambicana (PRM) em Niassa, província nortenha do país, na posse de duas pontas de marfim, pedras preciosas e um valor monetário de 135 mil meticais (cerca de 4500 dólares norte-americanos).
Os recursos apreendidos encontravam-se acondicionados no interior de uma mala. O marfim pesa 28.5 quilogramas e as pedras preciosas (quartzo, turmalina e amazonito) pesam cada uma cerca de meio quilograma. Segundo o jornal “O País” da sexta-feira, o cidadão guineense, identificado por Mussa Jane, foi detido quando passava pelo controlo policial de Chimbonile, distrito de Niassa, em direcção à cidade de Lichinga, a capital provincial.
Segundo o porta-voz da PRM de Niassa, Moisés Matangue, a apreensão resulta da operação da quadra festiva que visa manter a ordem, tranquilidade e segurança pública. “Este cidadão que está agora detido, será encaminhado para as outras instâncias”, disse Matangue e apelou a população que colabore com a polícia através de denúncias a qualquer tipo de transgressão as regras.
Por seu turno, o cidadão disse que o produto era de um amigo e que não sabia o que continha a mala. “Foi um amigo que me pediu para levar a mala à Lichinga. Eu levei, coloquei-a no chapa e não sabia o que estava lá dentro. Fiquei surpreendido com o que vi”, explicou. Acrescentou que “nunca fiz negócio de Marfim, apenas vendo pedras preciosas”.