Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Guerra no Mali ameaça estrada transariana entre Argélia e Nigéria

A ocupação do norte do Mali pelos grupos armados islamitas causou o adiamento sine die do arranque, previsto para Janeiro de 2013, dos trabalhos de construção da estrada entre Assamaka (Argélia) e a Nigéria passando por Arlit (Níger), indicou, Segunda-feira (29), segundo a PANA, em Paris, uma fonte segura.

As pespectivas de uma intervenção militar internacional para libertar o norte do Mali comprometem a possibilidade de terminar a construção do eixo de 200 quilómetros em 2015, explicou a fonte, deplorando o atraso no prolongamento da estrada.

Segundo o calendário inicial, a ratificação dos acordos de empréstimos entre os Estados abrangidos (Argélia, Níger e Nigéria) e os doadores deverá começar em Julho de 2011 e terminar em Dezembro de 2012.

Os concursos públicos para a construção da estrada num custo de cerca de 102 milhões de dólares americanos deviam ser concluídos em finais de 2012 para permitir o arranque efectivo da obra em Janeiro de 2013.

Apesar de o financiamento da estrada estar inteiramente garantido, a sua realização está doravante suspensa à normalização da situação no norte do Mali.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts