Esta terça-feira (6) o presidente de Moçambique e presidente da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral, Armando Guebuza, felicitou, Robert Mugabe pela reeleição de “forma esmagadora” como presidente do Zimbabwe, no seu sétimo mandato consecutivo. “Moçambique e a SADC vão continuar a ser parceiros do Zimbabwe para enfrentar os novos, muitos e complexos desafios”, assegurou Guebuza.
Na mensagem, o Presidente Guebuza afirma que o escrutínio de 31 de Julho decorreu respeitando as regras da SADC sobre as eleições e destaca a forma ordeira como decorreu o processo, acrescentando que a SADC está orgulhosa pelo facto de os líderes políticos zimbabweanos se terem reunido “para dotar a região e o mundo com este marco”.
Segundo o Presidente Guebuza, estão agora criadas as condições para os zimbabweanos mostrarem a toda a região e ao mundo que podem continuar a trabalhar conjuntamente para a prosperidade do país e fazer com que o Zimbabwe jogue um papel cada vez mais relevante na SADC e em outros fóruns internacionais.
Aos 89 anos, Mugabe é o mais velho Presidente no nosso continente e este será seu sétimo mandato como presidente. Ele comanda o país desde 1980, quando era primeiro-ministro.