Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Guebuza exorta moçambicanos a procurarem a paz, em mensagem de fim de ano

O Chefe de Estado moçambicano, Armando Guebuza, enalteceu as conquistas que o país alcançou ao longo de 2013 nas diversas frentes da vida politica e sócio-económica do país, sublinhando que “devemo-nos orgulhar por isso”. “Reafirmámos a centralidade da Unidade Nacional, da paz e da democracia multipartidária na consolidação da nação moçambicana. Exaltámos o nosso sentido patriótico, o espírito de auto-estima e de auto-superação constante, tendo em vista servir, cada vez melhor, a nossa pátria amada”, refere o Presidente.

Segundo Guebuza, na sua mensagem emitida por ocasião da passagem do fim-do-ano, os moçambicanos continuam empenhados na promoção da cultura de trabalho “reafirmando, em palavras e actos, que cabe aos moçambicanos, liderar a luta contra a pobreza pelo seu bem-estar”.

O Presidente da República reconhece que graças ao empenho do povo moçambicano, o país continuou a mudar para o melhor, em 2013.

“Nós próprios, em Presidência Aberta e Inclusiva, tivemos a oportunidade não só de testemunhar esses progressos, mas também de interagir convosco, num diálogo franco, aberto e produtivo. Na verdade, como um povo, implantámos mais marcos e símbolos dessas nossas conquistas colectivas que reduziram, de forma substancial, as manifestações da pobreza e melhoraram as nossas condições de vida”, realça na mensagem.

Por isso, o estadista moçambicano afirma que por todos os cantos do país, o clamor e o compromisso é com a consolidação da paz, um dos factores dinamizadores desse desenvolvimento social e económico.

“Por todos os cantos e encantos do país, e de forma reiterada, ouve-se o reafirmar de que é através do diálogo que se criam consensos para se continuar a construir Moçambique”, destaca o Chefe de Estado, para quem “é na certeza de que a paz faz maravilhas para todos os moçambicanos que continuarão a pro- mover o diálogo com todas as forças vivas da sociedade moçambicana”.

Na mensagem, Guebuza exorta a todos os cidadãos para que continuem comprometidos com a consolidação da paz, quer seja no meio familiar, quer seja na co- munidade, no local de trabalho e em todos os espaços de diálogo e oportunidades de interacção com outros cidadãos.

“Transmitamos às presentes e futuras gerações que a paz é um bem colectivo de todos os moçambicanos e pessoas de bem, um bem que a todos faz bem e que, por isso, deve sempre ser preservado, em palavras e actos”, afirma.

Guebuza reitera que o Governo mantém-se disponíveis para se encontrar com o líder da RENAMO, Afonso Dhlakama, em Maputo, para o diálogo.

“Que nada impeça os moçambicanos de viverem em liberdade e paz. Que nada impeça os moçambicanos de gozarem os seus direitos constitucionais, incluindo o direito de livre circulação”.

Na sua comunicação, o Chefe de Estado exorta a todos para que celebrem a passagem de fim-de-ano com muita responsabilidade e civismo, respeitando e fazendo respeitar aos apelos das autoridades da Lei e Ordem.

Aos automobilistas, o Presidente Guebuza recomenda muita prudência e responsabilidade na condução, obedecendo às regras de trânsito para evitar acidentes.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!