Ao intervir na abertura da Cimeira da União Africana que decorre desde domingo, em Adis-Abeba, o Presidente de Moçambique, Armando Guebuza, afirmou que o seu governo decidiu inserir as Tecnologias de Informação e Comunicaçao (TIC´s) nos programas de desenvolvimento do país, em face ao potencial e ao papel que elas exercem no processo de desenvolvimento do país.
A propósito, destacou a expansão e a modernização de infra-estruturas de telecomunicações, mercê da utilização da fibra óptica, nas comunicações entre a capital do país e todas as capitais provinciais, a interligação da fibra óptica regional, a expansão da cobertura geográfica e o aumento do número de utilizadores da telefonia móvel. Cujo empreendimento permitiu que a penetração telefónica em Moçambique aumentasse, de 0,50 por cento em 2000, para 26 por cento em 2009.
Destacando a interligação de 150 instituições do Estado através da Rede Electrónica do Governo, que cobre instituições governamentais ao nível central e provincial, e que, em breve, será estendida aos distritos, o Chefe do Estado referiu que o país tem vindo a estabelecer sistemas de comunicação e de informação que permitirão às instituições do país realizar com eficácia as acções de combate à corrupção e melhoria da disponibilização de informação de interesse público e de serviços ao cidadão.
O Chefe de Estado pronunciou-se, ainda, sobre o estabelecimento do portal do Governo que conta já, mensalmente, com mais de 2,5 milhões de visitantes , que se servem dele para aceder à informação de serviços públicos, e dos portais dos governos provinciais e municipais, além da página de Internet dos diversos ministérios. Ainda na sessão de abertura desta 14ª sessão ordinária da União Africana, o Chefe de Estado do Malawi, Bingo Wa Mutharika, foi eleito para a presidência rotativa da organização, em substituição do líder líbio Muammar Kadhafi, que exercia o cargo desde Janeiro 2009.
Este acto foi precedido da cerimónia de içar da nova bandeira da UA. No segundo dia da cimeira, o estadista moçambicano participou num debate sobre a malária que provoca a morte de milhares de africanos, sugeriu muita ponderação para a criação dos Estados Unidos de África . O encontro que ontem discutiu questões de paz e segurança, encerra hoje, com a adopção de uma declaração sobre tecnologias de informação e comunicação,