O grupo Rex, Materiais e Equipamentos está a investir na Zona Económica Especial concretamente na cidade portuária de Nacala e no distrito de Nacala-a-Velha na construção de três condomínios e uma Universidade Técnica, tudo orçado em pouco mais de cinco milhões de dolares norte americanos.
O valor esta dividido em três fases sendo que a primeira foi a construção do condomínio com 14 casas designado “Novo Nacala 1” localizado na cidade alta orçado em 650 mil dolares, sendo que a segunda fase do projecto visa a construção de mais trinta e seis casas a serem construídas na praia de Naherenque e defronte do condomínio “Novo Nacala 1”.
A outra fase do projecto do grupo Rex, compreende a construção de 100 casas a serem erguidas no distrito de Nacala-a-Velha, avaliado em 1.5 milhões de USD e a última fase do projecto prevê a construção de uma Universidade Técnica, que poderá gastar 3 milhões de dólares norte americanos, a ser construída na cidade de Nacala, para dar resposta a falta de mão de obra qualificada ao nível daquela zona, onde os investimentos de grande vulto estão a ser injectados.
Segundo o director do grupo Rex, Shafee Sidat, os dois projectos que ainda não conheceram o seu início podem ser construídos em dois a três meses desde que o governo dos dois distritos acelerem na alocação de espaços para a construção daquelas infra-estruturas, que julga pertinentes para os investidores, a população e o governo.
Para Sidat o grande imbróglio que aquele Grupo enfrenta nesta momento são os valores que são combrados nos locais onde se prevê a construção das infra-estrutura.
“O Munícipio quer que a gente construa a Universidade um pouco distante da cidade mas nós afirmamos que em termos de transporte urbano a cidade Nacala ainda não esta bem dotada e dai que estamos a lutar para conseguir um espaço dentro da cidade para a construção da tal infra-estrutura que será fundamental para os Nacalenses” disse Shafee Sidat.
No acto da inaugoração do condomínio “Novo Nacala 1” Shafee Sidat referiu agradeceu o apoio que recebeu dos pouco mais de 40 trabalhadores que estão afectos naquele empreendimento e garantiu que as 14 casas já foram arrendadas pela Vale num período de três anos.
Entretanto o presidente do Conselho Municipal da cidade de Nacala-Porto Chale Ossufo referiu na sua explanação que a magnitude da infra-estrutura na componente do impacto social poderá trazer para Nacala muita vália, devido a mão de obra empregada no projecto e contributo na área de desenvolvimento. Num outro desenvolvimento o Edil disse que os investimentos quer de moçambicanos assim como estrangeiro venham para beneficiar os moçambicanos com destaque para os naturais de Nacala.
Para o administrador do distrito de Nacala-Porto António Pilale a maior valia é que os moçambicanos estão a lutar lado a lado com os empresários de outros países do mundo na alocação investimento nos projectos implementados naquele distrito portuário.