Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Grupo indiano quer construir porto de mar em Moçambique

O grupo indiano “Essar” quer construir um porto de mar em Moçambique, estando, neste momento, em negociações com o Governo.

A expectativa da “Essar” é de se alcançar um acordo definitivo ao longo dos próximos seis meses. Esta multinacional já concluiu o respectivo projecto, no qual se espera aplicar 30 mil milhões de rupias (612 milhões de dólares norte-americanos).

Segundo o projecto, o referido porto terá uma capacidade inicial para manusear entre 30 e 40 milhões de toneladas de carvão e de minério de ferro por ano, podendo, mais tarde, vir a ser expandido a fim de processar outras cargas.

O grupo “Essar” pretende, ainda, através da sua subsidiária “Essar Ports”, construir um oleoduto ligando o porto e o Zimbabwe para o transporte de diversos minérios da “Zimbabwe Iron and Steel Company”, empresa adquirida pelo grupo “Essar”.

Rajiv Agarwal, Presidente Executivo da “Essar Ports”, confirmou, citado pela agência noticiosa Macauhub, as conversações com o governo moçambicano.

O Presidente da “Essar Ports” disse, ainda, que o porto a ser construído não se destinará em exclusivo às operações do grupo “Essar”, estando aberto a outras empresas que em Moçambique estão a extrair minérios tais como o carvão, para a exportação.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts