Os supermercados da Grécia podem vender, a partir desta semana, produtos alimentares fora do prazo de validade. A medida aprovada pelo Governo estipula que a mercadoria seja vendida com desconto.
A nova medida autoriza que supermercados e lojas, na Grécia, comercializem produtos alimentares cujo prazo de validade tenha terminado recentemente. A lei aplica-se apenas aos produtos não perecíveis, como é o caso dos enlatados, desde que sejam expostos em prateleiras separadas e devidamente identificados quanto à sua validade. O preço dos produtos deve ser menor do que o preço base.
Os produtos fora de prazo de validade só podem estar disponíveis no mercado até uma semana depois do fim da data indicada no rótulo. Para os produtos que só indicam o mês e o ano, a mercadoria pode permanecer à venda até três meses depois da data.
A medida está a causar contestação entre a oposição, que acusa o governo de Andonis Samarás de dividir os consumidores entre ricos e pobres. Também as associações de consumo estão a demonstrar o seu desagrado, uma vez que têm em consideração a qualidade dos alimentos.