Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Governo pretende substituir 25.7% de cajueiros

O governo da província de Nampula pretende nos próximos dois a cinco anos mudar, devido à velhice e doenças, quase 3.159.712, o que representa 25.7 por cento de cajueiros num total de 12. 316.727 existentes naquele ponto nortenho do país.

Já foram feitos os estudos para a realizaçao da actividade e neste momento prepara-se vários campos de mudas nos diferentes distritos daquela província para se usar o metodo de substituição que se espera que possa durar entre dois a cinco anos.

A renovação dos cajueiros, segundo um relatório da Direcção Provincial de Agricultura em Nampula, não começou hoje, já vem desde de 2000, mas de 2007 até ao ano passado foram plantadas e substituidas mais de 3057.638 cajueiros.

Pedro Sucule, director Provincial da Agricultura em Nampula, afirmou que esta actividade visa melhorar o ramo cajual que está em queda naquela província. Sucule avançou que o sector de caju precisa de um melhoramento, daí que todos anos são desenhados planos que visam a substituição de cajueiros por mudas resistentes à pragas que nos últimos anos têm afectado aquele área reduzindo assim a produtividade.

A outra questão que está a preocupar o sector, segundo o director da Agricultura em Nampula, é a de pragas, com destaque para a doença designada Oideos. Sem avançar dados, Pedro Sucule avançou que nos últimos anos foram afectados muitos cajueiros que neste momento precisam de substituição, visto que as técnicas de assistência existentes em Moçambique são apenas de pulverização, o que não ajuda a melhorar.

Além disso, o facto de Nampula registar baixo nível de técnicas de produção e processamento da castanha de caju faz com que cada ano que passa a província esteja a perder o poderio de maior produtor daquele produto de rendimento.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts