O Governo moçambicano anunciou nesta terça-feira(18) a conversão em universidade do Instituto Superior de Tecnologia e Gestão (ISTEG) por entender que aquele estabelecimento reúne requisitos para passar a gozar do novo estatuto.
Falando em conferência de imprensa que seguiu à sessão semanal do Conselho de Ministros, o porta-voz do órgão, Alberto Nkutumula, disse que o ISTEG passa a designar-se Universidade Wutivi, que significa “conhecimento” em algumas línguas nativas do sul de Moçambique.
“A Universidade Wutivi é um estabelecimento de ensino superior de natureza privada, com personalidade jurídica e autonomia administrativa, financeira, patrimonial, científica e pedagógica e surge na sequência do crescimento do Instituto Superior de Tecnologia e Gestão”, afirmou Nkutumula, explicando os fundamentos que nortearam a decisão do Conselho de Ministros.
Mais um Instituição de Ensino Superior
Na mesma sessão, o governo autorizou, igualmente, a Sociedade de Ensino de Consultoria Limitada (SEC) a criar uma instituição de ensino superior designada Instituto Superior de Gestão e Empreendedorismo ?Gwaza Muthini?, (ISGE-GM).
Trata-se de uma instituição privada de ensino superior sedeada no bairro Habel Jafar, no distrito de Marracuene, também na província de Maputo.
Na ocasião, o governo aprovou uma resolução que reconhece à Fundação Clarisse Machanguana, a qualidade de sujeito social dotada de personalidade jurídica, com sede na cidade de Maputo.
Machanguana foi jogadora de destaque a nível da selecção moçambicana sénior feminina, tendo evoluído no basquetebol profissional norte-americano, para além de ter jogado em vários outros países, caso da Espanha e Itália.