O Governo moçambicano, através do Ministério das Finanças, lançou esta sexta-feira (21), em Maputo, a Estratégia para o Desenvolvimento do Sector Financeiro (EDSF) 2013-2022, que visa manter a estabilidade financeira, incrementar o acesso ao crédito, serviços e apoios de crescimento inclusivo, bem como elevar dos níveis de oferta de capital privado para acelerar o crescimento da banca nacional.
O ministro das Finanças, Manuel Chang, disse na ocasião que espera que a estratégia venha responder aos constrangimentos e desafios que persistem no sector financeiro, pois a mesma vis promover e expandir as instituições financeiras a nível nacional e o consequente aumento do acesso aos serviços para a população e para as pequenas e medias empresas.
Entretanto, o Governo irá continuar a intervir no apoio à expansão do acesso aos serviços financeiros para as camadas de baixa renda, no alargamento da participação do sector privado e estimular desta forma a adopção de instrumentos financeiros auxiliares acessíveis para as comunidades rurais.
Manuel Chang recordou que nos últimos anos o país registou um crescimento económico que se situou acima de 7% ao ano, tendo o sector financeiro comparticipado com 5%. Segundo Chang, os bancos comerciais cobrem actualmente apenas 48% dos 128 distritos existentes no país, o que obriga o sector a implementar actividades que flexibilizem a massificação de bancos em todo o país.
De referir que a Estratégia prevê a promoção inclusiva financeira, uso de parcerias público-privadas para financiar construção de infra-estruturas que impulsionem o desenvolvimento económico e bancário nas zonas rurais, crescimento de microfinanças e captação de poupanças, entre outros.