Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Governo investiu mais de um bilião de dólares nos transportes

O Governo moçambicano investiu, entre 2008 e 2010, cerca de 32 biliões de meticais (o equivalente a pouco mais de um bilião de dólares norte-americanos), em infra-estruturas e serviços de transporte.

O facto foi revelado pelo Ministro dos Transportes e Comunicações, Paulo Zucula, falando, Quarta-feira última, em Maputo, na Assembleia da Republica (AR), o Parlamento moçambicano, durante o primeiro dia reservado a perguntas ao Governo.

Zucula explicou que é preocupação pessoal do Presidente Armando Guebuza negociar linhas de credito, também direccionados as infra- estruturas de transporte.

Segundo o Ministro, varias pontes, incluindo sobre o rio Zambeze, aeroportos, como é o caso de Maputo e Vilankulo, dragagem de portos de Maputo e Beira, reabilitação das linhas-férreas de Ressano Garcia, Limpopo e Sena, e estradas, são exemplos de resultados concretos desse compromisso.

Para além das infra-estruturas, o Governo investiu ainda na aquisição de meios como aviões, automotoras, embarcações, autocarros, entre outros.

De acordo com Zucula, tudo isto ocorre em plena crise financeira mundial que retrai investimentos públicos e privados e põem as instituições de crédito na defensiva, com menos vontade de emprestar dinheiro.

Contudo, o Ministro reconheceu que este esforço do Governo tem um impacto aquém do desejado em relação as expectativas e necessidades da população.

“Se comparado com os recursos disponíveis no pais e no mercado de capitais, o esforço do Governo é acelerado. Mas se comparado com as expectativas e necessidades do país, o esforço tem um impacto aquém do desejado”, afirmou o titular da pasta dos transportes e comunicações.

Elucidando o “passo relativamente acelerado”, Zucula disse que, entre o ano de 2000 e 2008, o investimento publico no sistema de transportes, excluindo pontes e estradas, não ultrapassou os 900 milhões de meticais, enquanto que nos últimos dois anos o investimento no sistema (excluindo estradas e pontes) foi de 14 biliões de meticais.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!