Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Governo escocês revela planos para referendo de independência

O primeiro-ministro escocês, Alex Salmond, apresentou esta segunda-feira um livro branco sobre o futuro constitucional da Escócia, que abre o caminho para um possível referendo sobre a independência desta província britânica. “O debate na política escocesa já não é entre mudar ou não mudar”, declarou o líder do Partido Nacional Escocês (SNP).

“É sobre o tipo de mudança que buscamos e o direito do povo a decidir seu futuro em um referendo livre e justo”, completou.

O separatista SNP, que governa com minoria, espera organizar em 2010 uma consulta sobre o futuro desta província petroleira ligada à Coroa britânica há três século. Apesar de todos os partidos de oposição representados no Parlamento de Edimburgo, com exceção dos Verdes, serem contrários à organização, o SNP espera convencê-los com a inclusão de outras opções, além da independência.

Sem revelar qual seria a pergunta formulada aos escoceses, o livro branco propõe quatro possibilidades: o status quo, uma extensão limitada dos atuais poderes do Parlamento regional, uma autonomia regional maior principalmente na área fiscal e, finalmente, a independência plena.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!