As autoridades governamentais do distrito de Nacala, província de Nampula, prometem apoiar os jovens na elaboração de projectos de financiamento para beneficiarem cada vez mais do Fundo de Desenvolvimento Distrital, vulgo “sete milhões”.
A iniciativa surge da constatação de que os jovens daquela parcela do país estão, nos últimos tempos, a convencer com a sua veia empreendedora em diferentes áreas, sobretudo na pequena indústria, têxtil e serviços.
O administrador de Nacala, António Pilale, considera que os jovens estão a tomar protagonismo na implementação de actividades que geram receitas para o seu auto sustento. Por conseguinte, as necessidades que apoquentam os citadinos daquela zona em franco crescimento são pouco a pouco suprimidas.
Acontece, porém, que parte considerável das iniciativas empreendedoras, em Nacala, é financiada com fundos próprios dos jovens. Tal ocorre porque alguns beneficiários não sabem elaborar projectos elegíveis.
Para António Pilale chegou o momento de estimular os jovens com capacidade de gestão a ter mais acesso aos “sete milhões” como forma de expandir as suas actividades.
De acordo com o administrador, as instituições públicas, privadas e as Organizações Não Governamentais locais actualmente poupam somas consideráveis de dinheiro porque produtos como camisetas, capulanas, entre outros, eram adquiridos fora do distrito.
“Mas já temos esses produtos em Nacala graças aos jovens empreendedores. Vamos financiar a aquisição de mais equipamentos para timbrar e bordar camisetas e capulanas”.
Refira-se que este ano o distrito de Nacala recebeu 10.653 milhões de meticais no âmbito do FDD. Enquanto isso, os mutuários reembolsaram 2,8 milhões de meticais referentes aos empréstimos concedidos em 2011. O valor serviu para financiar 88 projectos.