O primeiro-ministro de transição no Burkina Faso, Yacouba Isaac Zida, apresentou a sua demissão e a da sua equipa governamental ao Presidente Michel Kafando, na véspera da investidura do novo Presidente eleito, Roch Christian Kaboré, soube-se de fonte próxima da Primatura.
Segundo a mesma fonte, este ato do primeiro-ministro foi praticado em conformidade com a carta de transição. O Conselho Nacional de Transição (CNT, Parlamento interino) concluiu segunda-feira o seu mandato com um balanço de 110 leis votadas durante 13 meses de actividades.
O seu presidente, Moumina Chérif Sy, congratulou-se com o trabalho cumprido, enquanto, domingo à noite, foi o primeiro-ministro Zida que apresentou o seu balanço diante da imprensa. O Presidente Michel Kafando devia dirigir-se à nação segunda-feira à noite (20:00 horas TMG) para o balanço da transição.
O novo Presidente, Roch Marc Christian Kaboré, eleito na primeira volta das eleições presidenciais a 29 de Novembro último, é empossado esta terça-feira, na presença de cinco chefes de Estado oeste-africanos.