O Ministro dos Transportes e Comunicações, Paulo Zucula, afirma que 2011 será um ano crucial para a decisão de se avançar com a construção de uma linha ferroviária que liga a cidade de Maputo, no sul de Moçambique a província Cabo Delgado, no norte.
Paulo Zucula, citado pela Rádio Moçambique, disse que actualmente decorrem negociações para a construção do troço entre Mutarara e Mutuale, uma linha que atravessa a província da Zambézia e termina em Nampula estabelecendo ligação com o Corredor de Nacala.
“Se os projectos petrolíferos derem certo no Norte vai ser fácil negociar uma linha que sai de Mutuale em direcção a Mocímboa da Praia porque esta é a parte em que a linha poderá ser mais viável” disse o ministro.
Paulo Zucula disse ainda que até ao final de 2011 será realizado um estudo sobre o traçado da linha, os custos e identificação do local onde estarão os projectos capazes de viabilizar o projecto.
“Na semana passada houve uma reunião de logística de carvão e há grupos chineses que têm muito interesse nesse troço” disse o ministro, adiantando que também existe um grupo de moçambicanos que, com parceiros estrangeiros que manifestaram o seu interesse no referido troço.
“A nossa ideia é deixar quem tem dinheiro fazer esses projectos” disse o responsável do governo.
O ministro referiu que depois do troço entre Mutarara e Mutuale o governo vai estudar a ligação do distrito de Dondo, na província central de Sofala, à Linha do Limpopo e, posteriormente, do Limpopo ao Botswana.