O Ministério dos Transportes e Comunicações vai, dentro em breve, alocar à província de Nampula automotoras para o transporte ferroviário de passageiros. Segundo Carlos Viera, porta voz da Direcção Provincial dos Transportes e Comunicações, trata-se de um projecto ainda em carteira, embora as negociações com os eventuais gestores estejam já em fase bastante avançada. A nossa fonte não precisou, no entanto, os montantes a serem desembolsados no âmbito do mesmo projecto nem o número das automotoras que serão disponibilizadas.
Mas, destacou a importância da iniciativa na melhoria das condições de transporte dos habitantes desta região do país face à grande procura que os serviços ferroviários têm vindo a registar nos últimos tempos.
Porque é um projecto que ainda está em discussão, contamos divulgar, na devida altura, todas as modalidades da respectiva gestão e demais procedimentos.
Sublinhou Vieira. As projecções indicam que a referida automotora irá explorar o tráfego ferroviário de todo o corredor de Nacala, nomeadamente entre Nacalaporto e Cumba, e, depois de melhoradas as condições da linha férrea, prosseguirá até à cidade de Lichinga.