Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Governo aguarda chegada de 4 milhões de livros escolares

O governo moçambicano continua a aguardar pela chegada de cerca de quatro milhões de livros de distribuição gratuita, para a primeira e segunda classe do ensino primário, e que deverão contemplar as escolas das zonas centro e norte do país.

Segundo um comunicado do Ministério da Educação, recebido pela redacção da AIM, refere que também se aguarda pela chegada de 88 mil livros de Português da quarta classe e outros de diferentes classes. Estas informações foram reveladas esta sexta-feira, em Maputo, durante a visita do Ministro da Educação, Zeferino Martins, à empresa Distribuidor Nacional de Material Escolar (DINAME).

A visita tinha em vista avaliar o processo de distribuição do livro escolar pelo país, que vem conhecendo alguns atrasos, razão pela qual dezenas de milhares de alunos ainda não dispõem do material didáctico para o ensino e aprendizagem.

Segundo um informe apresentado por Assane Sufiane, Director-Geral da DINAME, para a Zona Sul, o processo de distribuição foi concluído, lê-se no comunicado. Refira-se que, por se tratar de livros-caderno, a impressão dos livros da primeira e segunda classe é feita anualmente em 100 por cento. Por outro lado, a impressão dos livros da terceira a sétima classe é feita em 30 por cento, por se tratar de material de apenas uma reposição.

Na ocasião, Zeferino Martins exigiu maior agressividade da direcção da DINAME no processo de produção e distribuição do livro e outros materiais escolares. Para o ministro da educação, o maior desafio, a médio e longo prazos é distribuir material produzido no país e não importado. De 2005 a 2010 a DINAME distribuiu em todo o país 65 milhões de livros escolares avaliados em 75 milhões de dólares.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!