O Google, líder na área de buscas na internet, anunciou na terça-feira à noite que vai lançar o próprio sistema operacional para PC, em mais um passo na batalha contra a gigante Microsoft. “Estamos anunciando um novo projeto”, afirma a empresa com sede na Califórnia em seu blog oficial, no qual revela que o sistema operacional ficará dentro do navegador Google Chrome.
Será um sistema operacional aberto destinado em um primeiro momento aos computadores do tipo netbook, mais simples e baratos, cuja principal função é a de navegar na internet e que têm grance sucesso comercial. O Chrome OS será um concorrente direto do Windows, o sistema operacional da Microsoft, utilizado por 90% dos computadores do mundo.
“A iniciativa é uma tentativa de repensar o que deveria ser um sistema operacional”, afirma o Google em seu blog. A gigante da busca na internet informou que abrirá o código fonte do Chrome OS, ao contrário do sistema Windows, e que os usuários de netbook poderão acessar ao sistema em meados de 2010.
O grupo já havia dado um passo neste sentido há duas semanas, com o anúncio da adaptação para os computadores doprograma Android, um sistema operacional concebido para otimizar a navegação na internet nos telefones celulares. Mas o Google preferiu criar um software operacional específico para computadores, ao invés de adaptar o Android.
O Google Chrome OS estará abrigado no novo navegador de internet do grupo, também chamado Chrome, que foi lançado em setembro de 2008 para competir contra outro produto estrela da Microsoft: o Internet Explorer. A empresa definiu o sistema operacional como “veloz, simples e seguro”, com uma interface mínima e garantia de acesso a internet em poucos segundos.
O Google lançou nos últimos anos vários serviços on-line gratuitos (e-mail, calendários, planilhas, processadores de texto e de fotos, entre outros) para concorrer com os programas da Microsoft. Até o momento, no entanto, a empresa não obteve com o navegador Chrome o mesmo êxito que com sua ferramenta de buscas na internet.