O Google está a montar carros que não têm volantes, pedais de acelerador e nem de travão, numa ampliação ambiciosa dos esforços da companhia para desenvolver carros autônomos.
Os pequenos carros elétricos, que transportam dois passageiros, atualmente são protótipos que o Google tem fabricado através de parcerias com fornecedoras e montadoras automotivas, disse o co-fundador do Google, Sergey Brin, numa conferência no sul da Califórnia na terça-feira.
O Google quer montar até 200 destes carros no curto prazo e espera que os veículos estejam disponíveis em várias cidades dentro de alguns anos, disse ele.
A companhia tem testado carros autônomos desde 2009, incorporando sensores a laser e radares em automóveis padrão, como o Prius, da Toyota, e esportivos utilitários da divisão de carros de luxo da Toyota, Lexus.
Enquanto que os veículos anteriores exigiram que um humano permanecesse no lugar do motorista e assumisse o controle em certas situações, os novos carros operam de maneira completamente autonôma.
Brin disse que os carros poderiam operar como um serviço, coletando passageiros quando chamados, e possivelmente operando até mesmo como frotas de “comboios” interconectados. Brin não quis especificar se o Google tem a intenção de montar e vender os carros por si mesmo, dizendo apenas que a companhia vai “trabalhar com parceiros”.