A Google lançou na Índia, esta segunda-feira (15), os primeiros smartphones sob o seu projecto Android One por cerca de 6.399 rúpias (105 dólares), para capturar o segmento de baixo custo no mercado de smartphones de mais rápido crescimento do mundo.
A empresa baseada em Mountain View fez um acordo com as empresas do segmento móvel indianas Micromax, Karbonn e Spice Mobiles para lançar os telefones acessíveis, que utilizam o seu sistema operacional e são destinados aos mercados emergentes.
Depois de lançado na Índia, o Google disse que planeia expandir o Android One para Indonésia, Filipinas e outros países do sul da Ásia até o final de 2014 e em mais países em 2015.
O Google delineou os detalhes de preços e expansão num documento de marketing. A empresa deverá participar de um evento oficial de mídia, esta segunda-feira. A Índia é vista como um mercado lucrativo para smartphones de baixo custo porque muitas pessoas estão a comprar os dispositivos pela primeira vez.
Apenas 10 por cento da população da Índia possui um smartphone actualmente, segundo a correctora Nomura num recente relatório, e esse número deverá dobrar nos próximos quatro anos.