A Google anunciou nesta quarta-feira que o seu novo sistema operacional, Android Lollipop, estará disponível a partir de sexta-feira e apresentou novos modelos de produtos Nexus, que concorrerão com os da Apple.
A empresa assinalou que o novo sistema operacional representa “um grande passo adiante”, graças ao novo design e às novas características. “Lollipop é nossa versão mais ambiciosa do Android”, afirmou a Google, que destacou que a última atualização do sistema operacional foi desenhada para ser “flexível” e funcionar em diferentes dispositivos.
O novo telefone inteligente Nexus 6, o novo tablet Nexus 9 e o console Nexus Player têm preços semelhantes ou ligeiramente inferiores aos da Apple, o que parece ser a nova estratégia do Google, que tradicionalmente oferece produtos mais baratos que seu principal rival.
A empresa disse no seu blog que a decisão de adotar um sistema operacional aberto permitiu a “todo tipo de gente inovar junto e mais rápido” do que nunca antes.
Segundo a empresa Strategy Analytics, 85% dos telefones de todo o mundo estão equipados com o sistema operacional Android. A Google apontou que os pedidos dos três novos produtos poderão começar a ser feito no final desta semana, e o telefone estará disponível nas lojas de 27 países a partir de novembro.
O Nexus 6 é um pouco maior que o iPhone 6 Plus e custará nos Estados Unidos US$ 649.