Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Golfinhos lançam o seu programa olímpico Rumo ao Rio

Na véspera do seu 14o aniversário os Golfinhos de Maputo lançaram no dia 16 de Outubro a sua campanha olímpica “Rumo ao Rio” e abriram os seu Centro de Talentos e que pretende preparar atletas para uma participação condigna de Moçambique nos Jogos Olímpicos de Rio de Janeiro em 2016. O Centro de Talentos que já estava a funcionar de forma experimental desde o início da presente época abre as suas portas para talentos de 12 a 16 anos que em 2016 atingirá os seus 18 a 22 anos e portanto estão na idade de competir a nível dos seniores.

No Centro de Talentos os atletas treinam num regime bi-diário, iniciando o 1º treino já as 5h15 de manha, 5 dias por semana, até 2016, voltando no período da tarde para mais um treino. Durante a sua estadia no centro a carga horária dos talentos crescerá gradualmente de 8 horas por semana para 20 horas por semana. O Centro de Talentos é o 1o deste género no país. “Moçambique costumava mandar um ou dois atletas para o Centro de Alto Rendimento em Pretória, mas não é com um ou dois talentos que chegamos no topo.

Para sair um Lurdes ou um Michael Phelps, é preciso ter muitas Lurdinhas e Maikels. Este centro vai permitir acolher uma média de 5 atletas femininas e 5 atletas masculinas por ano. Em 2016 o Centro deve dar lugar a um total de 60 atletas de entre 12 e 18 anos, a um custo de cerca 25% do custo dos centros de alto rendimento lá fora”, diz Eleutério Mandlate, um dos treinadores dos talentos. O programa Rumo ao Rio prevê a construção de uma piscina olímpica, cujo projecto foi desenhado pelo José Forjaz Arquitectos. Para além de formação de atletas o programa o programa prevê uma profissionalização do clube na área de treinadores e gestão desportiva.

“Um programa desta grandeza, não se faz com pais voluntários só”, diz o Justino Francisco, presidente do clube, “Aquilo que se pode atingir com voluntários, já conseguimos. Com 5 títulos nacionais nos últimos 6 anos, o clube tem a obrigação perante os seus talentos a por lhes a competir internacionalmente. E isto requer uma formação de treinadores a nível internacional, e uma estrutura de administração e gestão profissionalizada.” A construção da piscina está orçamentado em pouco menos do USD 1,500.000 e o clube pretende investir o mesmo valor no Centro de Talentos, formação, participação nas provas internacionais e o marketing do programa. Este valor o Clube espera recolher introduzindo dois conceitos de marketing inovadores: a “Novela Olímpica” e o “Kiosk Olímpico”.

Com a “Novela Olímpica”, o clube pretende trazer “as caras de natação” ao público. “O esforço dos atletas de madrugada, os treinos, a rivalidade, as vitórias e alegrias, as derrotas e as decepções, tudo isto é uma novela”, diz Bert Sonnenschein do departamento de Comunicação e Imagem, que já foi o produtor da 1ª novela moçambicana “Não é preciso empurrar”. “E é esta novela que queremos trazer para o público moçambicano através de televisão, rádio e jornal, mas também através do internet, webcams, youtube, twitter, telemóveis e facebook.”

Neste âmbito o clube conta já com o apoio de TV Cabo, parceiro de longa data do Clube. Os episódios da novela já estão escritos, e serão os grandes campeanatos de natação entre 2010 e 2016 com espcial destaque para os Jogos Africanos em 2011 e Campeonato Africana de Natação em 2012, ambos em Maputo. Numa parceria com o empresariado o clube quer montar “Kiosks Olímpicos” em todas as lojas do pais, nas Shoprite e no GAME, nas lojas de Galp e Kangela, mas também nas chamadas “lojas de indiano”.

No Kiosk Olímpico estarão a venda produtos cujos lucros reverterão ao programa Rumo ao Rio. Com estes kiosk queremos que todos os moçambicanos possam contribuir para o programa e sentir a alegria na pele de cada medalha ganha pelo caminho. Esta fim-de-semana está a decorrer na piscina Raimundo Franisse, a 2ª edição do meeting internacional Golfinhos Sprints 2009, com que o clube comemora o seu 14º aniversário.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts