A empresa mineira australiana, Globe Metals & Mining, recebeu a confirmação de que metais de terras raras e fluorite foram adicionadas à licença de que dispõe para prospecção mineira no monte Muambe, província de Tete, centro de Moçambique.
Segundo informa a empresa num comunicado citado pela imprensa internacional, esta confirmação por parte das autoridades moçambicanas é importante uma vez que a prospecção efectuada já permitiu detectar a presença de metais de terras raras que passarão a ser o centro da campanha de realização de furos de prospecção que a empresa vai efectuar naquela zona, ainda este ano.
A campanha de prospecção, a ser realizada este ano, vai concentrar-se nas mineralizações de fluorite de elevada qualidade e metais de terras raras associados identificadas na campanha de 2010.
No início do ano, a Globe Metals & Mining estabeleceu uma parceria estratégica com a East China Minerals Exploration and Development Bureau (ECE), uma empresa mineira estatal que passou a ser o principal accionista da empresa australiana.
O monte Muambe é uma cratera de rochas ígneas com um diâmetro de cinco a seis quilómetros a sudeste da cidade de Tete, sendo que a licença de exploração cobre a totalidade da cratera.