Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Gastos 0,7% do PIB na amortização da dívida interna em 2013

Cerca de 4.334,3 milhões de meticais foram desembolsados pelo Estado em 2013 na amortização da dívida pública interna contraída pelo Ministério das Finanças na emissão de bilhetes de tesouro junto do Banco de Moçambique (BM) para suprimir o défice orçamental.

No presente ano de 2014, deverão ser desembolsados a favor das gasolineiras cerca de 2.946,1 milhões de meticais também para amortizar a dívida interna contraída pelo Estado para ressarcir aquelas unidades económicas pelos prejuízos registados em anos anteriores resultantes da venda dos combustíveis a preços abaixo dos pagos por elas na sua importação.

Esta situação evitou a eclosão de manifestações violentas da população, particularmente de baixa renda, contra o agravamento de preços de combustíveis e de produtos alimentares como aconteceu em Setembro de 2010, provocando destruições de lojas, instituições públicas e privadas e mortes entre os manifestantes contra a carestia da vida.

Stock da dívida interna

Entretanto, em 2013, o stock da dívida pública interna foi de 26.487,8 milhões de meticais, o correspondente a 5,5% do Produto Interno Bruto (PIB), contra 23.738,3 milhões de meticais do stock atingido em 2012, ou seja, 5,7% do PIB.

No período em análise, o Governo agravou a dívida interna pública em 3.573,2 milhões de meticais, ou seja 0,7% do PIB. Em 2013, o défice orçamental foi de 12,6% do PIB, coberto por 4,1% do PIB por crédito interno.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!