Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Gasparovic é reeleito presidente da Eslováquia

O presidente da Eslováquia, Ivan Gasparovic, foi reeleito com 55,55% dos votos, no segundo turno das eleições, revelou a Comissão Eleitoral na noite deste sábado, em Bratislava, após a apuração de 99% dos votos.

A socióloga Iveta Radicova, 52 anos, que obteve 44,45% dos votos, já reconheceu a derrota.

A presidência tem um caráter mais simbólico na Eslováquia, uma democracia parlamentar que surgiu da divisão da antiga Tchecoslováquia após o fim do comunismo.

Gasparovic, um veterano político que acaba de fazer 68 anos, tinha vencido o primeiro turno, em 20 de março passado, com 46,7% dos votos.

Durante a campanha, Gasparovic citou sua vasta experiência política para atrair os eleitores, temerosos com os efeitos da crise econômica global. Gasparovic tinha o apoio do primeiro-ministro socialista, Robert Fico.

Com menos experiência, Iveta Radicova, deputada democrata cristã, tinha o apoio de artistas, esportistas e de organizações de defesa da mulher, que se uniram para “mudar a história e eleger, pela primeira vez, uma mulher para uma posição influente” neste país tão católico.

Os últimos dias da campanha foram dominados por questões nacionalistas, em um país do leste europeu que tem duas importantes minorias, as comunidades húngara e cigana.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!