Asamoah Gyan marcou duas vezes e Gana ficou muito perto de garantir a vaga para o seu terceiro Campeonato do Mundo de futebol consecutivo, com uma enfática sucessão de golos de 6 x 1 sobre o Egito no play-off das eliminatórias africanas para o Brasil 2014.
Um autogolo de Wael Gomaa, um golo de cabeça de Abdul Majeed Waris, um penalti convertido por Sulley Muntari e um golo no fim de Christian Atsu deixaram o Egito perto de mais uma frustração com a quase certeza de não se classificar para a Copa do Mundo.
Um penalti duvidoso permitiu a Mohamed Aboutrika marcar o golo de honra nos momentos finais da primeira parte, mas o Egito precisará de um resultado histórico na segunda jornada, marcada para 19 de Novembro, se quiser se classificar para o seu primeiro Mundial desde 1990.
Gyan, que teve a primeira chance de marcar logo aos 11 segundos de jogo, marcou o primeiro golo aos cinco minutos. A vantagem foi ampliada aos 22 minutos quando Michael Essien invadiu a área egípcia e dividiu com Gomaa, que acabou marcando contra.
O Egito teve um penalti a seu favor aos 41 minutos da primeira parte numa decisão duvidosa do árbitro marroquino Bouchaib Al Ahrach. Aboutrika converteu, mas Gana restabeleceu a sua vantagem de dois golos aos 44 minutos da primeira parte com Waris completando de cabeça uma cobrança de falta de Muntari.
Um cruzamento de Muntari deu a Gyan o segundo golo dele na partida e o quarto de Gana aos 8 minutos da segunda parte antes de o meio-campista do Milan marcar de penalti. O golo de Atsu, de dentro da área, sacramentou a dominante actuação de Gana.