Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Gala do festival Showesia é hoje em Maputo

Gala do festival Showesia é hoje em Maputo

Na noite desta quinta-feira, 17 de Maio, o Centro Cultural Universitário, em Maputo, acolhe a Gala de Abertura do Festival Showesia. A iniciativa que se realiza pela segunda vez consecutiva configura-se como mais um instrumento de combate e prevenção ao HIV/SIDA. É por essa razão que nesta edição, o evento decorre sob o lema Mais Saúde Para Nós – Por Uma Vida Positiva.

Numa sociedade com uma população jovem e com inúmeros desafios, muitos dos quais carentes de uma população activa, nenhuma iniciativa política ou sociocultural seria melhor como a que a Associação Cultura Showesia se propõe perseguir até ao final do ano 2012. “…educar e disseminar valores e princípios para uma vida uma vida para os infectados e afectados pelo HIV e SIDa, bem como através da arte e da cultura sensibilizar para a prevenção com um conjunto de práticas que a sociedade pode seguir, transmitindo princípios de solidariedade e não discriminação”.

É neste contexto e, sobretudo, com o ambicioso desiderato de garantir “mais saúde para todos em prol de uma vida positiva”, que os mentores do Festival Showesia se propõem a realizar uma série de actividades como, por exemplo, debates sobre saúde sexual e reprodutiva em espaços estratégicos como estabelecimentos de ensino; concertos artísticos multidisciplinais – teatro, música e poesia –; concursos de arte, marchas aconselhamento e testes voluntários em HIV, entre outras acções.

Como tal, ainda que o evento irá decorrer até o final do ano em curso, pela envergadura que o movimento apresenta – envolvendo diversas manifestações artísticas – pode-se dizer que um dos momentos inolvidáveis da iniciativa será testemunhada no início da noite desta quinta-feira, altura em que artistas ligados às áreas da música, teatro, dança, poesia, entre outras, irão partilhar o mesmo palco dando o seu melhor como forma de instrumentalizar a arte contra um pequeno mal – o HIV/SIDA – mas, devastador.

Pequeno porque a sua forma de prevenção e combate pode ser resumida em menos de 20 palavras: “fidelidade, abstinência, uso de preservativo nas relações sexuais, assim como cuidado com o uso de instrumentos cortantes não esterilizados”.

No entanto, torna-se devastador na medida em o impacto da desobediência e inobservância dos referidos preceitos continua a ser a causa que origina incessantes infecções pelo vírus causador da SIDA e, por via disso, multiplicando a angústia, a dor, fazendo com a acção humana seja confundida com a negação da própria vida, sempre que alguém encontra a morte causada pelo referido mal. Associado à relevância do assunto, os organizadores da iniciativa granjearam apoios por parte de inúmeras organizações sociais, políticas e socioculturais para instituir uma competição denominada Concurso Artes HIV.

Na verdade, trata-se de um arranjo que envolve a produção de trabalhos artísticos como, por exemplo, pintura, dança, canto, poesia, entre outros, que tenham como base uma discussão sobre a temática do HIV.

Se o estimado leitor (ou internauta) quiser participar no certame, mais informações sobre o evento pode consultá-las na página web da Associação Cultural Showesia, www.showesiafestival.com, ou ainda pele endereço associacaoshowesia@gmail.com.

Sabe-se, porém, que as obras a concorrer deverão ser entregues à Associação Cultural Showesia até o dia 30 de Setembro de 2012.

Enquanto isso, periodicamente, serão realizados continuamente palestras, debates e seminários sobre diversos temas de interesse público em estabelecimentos de ensino até o fim do ano.

Vale a pena referir que a II edição do Festival Showesia conta com o patrocínio do Governo norte-americano através do Programa de Emergência do Presidente para o Alívio do SIDA (PEPFAR). Várias outras instituições apoiam a iniciativa de diversas formas.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!