Foi lançada, esta quinta-feira (17), em Maputo, a primeira edição da Gala do Desporto, evento que visa premiar os desportistas nacionais que mais se notabilizaram durante o ano de 2012. A mesma é, na verdade, uma “versão avançada” do “Atleta do Ano”, iniciada em 2010. Será anunciada a 28 de Fevereiro próximo.
O “Atleta do Ano” premiou, entre 2010 e 2011, atletas e agentes desportivos que se destacaram no desporto nacional.
A Gala do Desporto tem a assinatura do Instituto Nacional do Desporto (INADE), uma instituição subordinada ao Ministério da Juventude e de Desportos (MJD).
Na sua primeira edição contará com a participação das 23 federações desportivas nacionais e diversos órgãos de informação, a serem seleccionados mediante critérios de elegibilidade, individualidades para as seguintes categorias: Atleta do Ano masculino e feminino; Jovem Revelação; Treinador do Ano; Atleta do Ano; Atleta Paralímpico do Ano; Jornalista Desportivo do Ano; Atleta Olímpico do Ano e Entidade Desportiva do Ano.
Segundo Aurélio Mazias, director desportivo da empresa Show-de-Bola, responsável pela organização da cerimónia, a escolha dos melhores será feita por um júri composto por 20 personalidades activas no desporto nacional, que por sua vez irá analisar, mediante a votação, os resultados, ou seja, o currículo dos atletas e jornalistas indicados pelas respectivas federações e órgãos de informação.
“Essa votação decorrerá no dia 20 de Fevereiro e será auditada por uma empresa especializada”, disse a fonte.
Esta Gala, segundo garantias dadas por Martinha Mulungo, representante do Fundo de Promoção Desportiva, tem um forte apoio da sua instituição, ligada também ao MJD, no que compete à premiação dos atletas. Não avançou os valores dos prémios.