O avançado gabonês Pierre-Emerick Aubameyang foi eleito pela Confederação Africana de futebol(CAF) como o melhor jogador de África em 2015 que elegeu ainda o tanzaniano Mbwana Aly Samatta como o melhor entre os jogadores que actuam no continente.
Aubameyang, que está a fazer a sua melhor temporada ao serviço do Borrussia Dortmund da Alemanha, é o primeiro futebolista do seu país a vencer o troféu e acabou com o reinado do costa-marfinense Yaya Toure, que havia sido eleito melhor jogador africano nos últimos quatro anos, somando 143 pontos mais sete do que o médio do Manchester City da Inglaterra.
O avançado gabonês não foi a principal escolha do seleccionador moçambicano que votou em Andre Ayew, o ganês acabou na terceira posição.
Na eleição do melhor entre os jogadores que evoluem dentro do nosso continente o troféu ficou com Mbwana Aly Samatta, o avançado que garantiu mais uma liga dos campeões africanos para o TP Mazembe, foi o eleito com 127 pontos deixando para trás Robert Kidiaba, seu colega de equipa que conseguiu apenas 88 pontos. O argelino Baghdad Bounedjah ficou na terceira posição com 63 pontos.
Na entrega dos prémios que teve lugar na Nigéria, no passado dia 7 de Janeiro, a camaronesa Gaelle Enganamouit foi eleita a melhor jogadora africana de 2015.
Os nigerianos Victor Osimhen e Etebo Peter Oghenekaro conquistaram os troféus de melhor jogador jovem do ano e o de mais promissor talento de 2015, respectivamente.
A Costa do Marfim, vencedora do Campeonato Africano das Nações(CAN), foi eleita a melhor selecção masculina do continente em 2015 enquanto o seu antigo seleccionador, Herve Renard, levou o troféu de melhor treinador do ano. É o segundo troféu do francês que havia vencido em 2012 após dirigir a Zâmbia à conquista do CAN desse ano.
A melhor selecção feminina de 2015 foi a dos Camarões enquanto a eleição do melhor clube foi para o TP Mazembe.
Receberam os títulos da categoria de lenda africana o antigo treinador do Gana Charles Kumi Gyamfi e o camaronês Samuel Mbappe Leppe. O somali Abdiqani Said Arab recebeu o troféu de melhor líder de 2015.
O gambiano Papa Bakary Gassama foi eleito o melhor árbitro do ano de 2015 pela CAF e a claque senegalesa “Allez Casa Supporters Group” foi galardoada com o prémio Fair Play.