O Japão produziu a primeira surpresa da Olimpíada ao derrotar a Espanha, candidata à medalha de ouro, por 1 x 0 em Glasgow, na Escócia, no torneio de futebol masculino nesta quinta-feira(26). O Uruguai, outro candidato a subir ao pódio em Londres, precisou virar o jogo para superar os Emirados Árabes Unidos por 2 x 1 em Manchester. Nas outras partidas, Marrocos e Honduras empataram em 2 x 2 e México e Coreia do Sul ficaram no empate sem golos.
A Espanha, que almeja somar o título olímpico aos seus troféus mundial e europeu, terminou com 10 homens após a expulsão do médio Iñigo Martínez pouco antes do intervalo, sem ter reagido ao golo de Yuki Otsu aos 34 minutos.
Os espanhóis, cotados entre os favoritos para repetir o seu sucesso olímpico de 1992, quando levaram o ouro como país-sede em Barcelona, nunca haviam perdido para os japoneses em qualquer faixa etária.
O resultado foi o mais impressionante do Japão desde que derrotou o Brasil nos Jogos de Atlanta em 1996. Com a vitória, a equipa de Takashi Sekizuka lidera o Grupo D, já que Marrocos e Honduras dividiram os pontos.
A Espanha entrou com uma equipa forte, que incluiu três jogadores vencedores da Eurocopa no início do mês – Juan Mata, Jordi Alba e Javi Martínez. Embora os espanhóis tenham tido a maior parte da posse de bola, o Japão manteve-se firme na defesa, e poderia ter vencido por um placar maior se tivesse finalizado melhor, especialmente nos últimos momentos.
O placar foi inaugurado quando a defesa espanhola se atrapalhou após um pontapé de canto, permitindo a Otsu, que joga no Borussia Moenchengladbach, abrir caminho e tocar fora do alcance do guarda redes David de Gea, do Manchester United.
Em seguida o Japão beneficiou-se da falta de Kensuke Nagai, causada por Iñigo Martínez, punido com um cartão vermelho do árbitro norte-americano Mark Geiger.
O Marrocos também saiu com um a menos depois que o defesa Zakarya Bergdich foi expulso a 19 minutos do final.