Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Futebol Feminino: União Desportiva de Lichinga sagra-se campeã nacional

Futebol Feminino: União Desportiva de Lichinga sagra-se campeã nacional

A equipa da União Desportiva de Lichinga sagrou-se vencedora da edição 2013 do Campeonato Nacional de Futebol Feminino ao derrotar, na última jornada, a Viveiros de Nampula, por 1 a 0. O certame decorreu na cidade de Nampula, entre os dias 19 e 29 do mês em curso.

Apesar do aparente desgaste físico em virtude de terem, em dois dias, realizado duas partidas, uma na tarde de sábado (27 de Julho) e duas no domingo (28), sendo a primeira de manhã e outra à tarde, as representantes de Niassa não se deixaram abater e lutaram todos os noventa minutos à busca do objectivo principal nesta prova: levantar o troféu.

Depois de a Servitrades ter goleado a Cocorico da Beira, por 4 a 1, esta última equipa que à entrada da última jornada ocupava a primeira posição, nada mais restava às jogadoras da União Desportiva de Lichinga senão vencer para se sagrarem, pela primeira vez, campeãs nacionais. Dito e feito. Venceram pela margem mínima de 1 a 0, com um golo apontado ao minuto 39 da primeira parte, mercê de um erro defensivo da guarda-redes da Viveiros de Nampula que, num lance praticamente inofensivo, não conseguiu segurar o esférico, deixando-o escapar até se agachar no fundo das malhas.

O apito final do árbitro, ao minuto 92, foi apenas para a confirmação da conquista do Campeonato Nacional de Futebol Feminino. Importa referir que esta foi a primeira vez que a União Desportiva de Lichinga venceu esta competição. A equipa de Nampula, que liderou a prova até à sexta jornada e cotada como favorita para a conquista da prova, terminou na quarta posição da tabela classificativa geral.

A Cocorico permaneceu na segunda posição, com 16 pontos, a um da campeã nacional, seguida pela Servitrade de Maputo, com 15. A Academia Chamisso de Pemba foi a lanterna vermelha da competição, sem nenhum ponto conquistado.

Competição manchada por tumultos

Nesta prova foram disputadas 35 partidas em oito jornadas, das quais três não chegaram ao fim devido às escaramuças protagonizadas por algumas atletas, bem como pelo público assistente. Trata- -se dos jogos entre Viveiros de Nampula e Sevitrades da oitava jornada, que teve lugar no estádio 25 de Setembro; Clube Fanta da Beira e Sevitrades de Maputo, da sexta jornada no campo Francisco Durão; e entre as equipas da Servitrades de Maputo e Academia Chamisso de Pemba, da quarta jornada também no recinto Francisco Durão.

Nestes jogos, a comissão organizadora do evento homologou os resultados a favor das equipas que estiveram em vantagem no marcador até ao período da interrupção, até porque, em todos eles, os distúrbios foram instigados pelos conjuntos que estavam em desvantagem no marcador. Contudo, não foi aplicado nenhum castigo aos incitadores dessas práticas anti-desportivas.

Premiadas as melhores

No fim do certame, para além do troféu de campeã nacional da edição 2013, conquistado com todo o mérito pela União Desportiva de Lichinga, foram igualmente premiadas as árbitras Antónia Guilherme e Elsa da Graça como aquelas que mais se destacaram, com Nelsa Abílio e Estrela Gonçalves, por sua vez, a receberem os prémios de melhores assistentes.

A atleta Mariamo Nacir do Clube Cocorico da Beira, que ao longo da semana marcou 11 golos em oito jogos, ficou com a distinção de melhor marcadora da prova. Mariza Gaita, da Academia Militar de Nampula, foi distinguida como a Jogadora Mais Valiosa do campeonato, enquanto Elsa Francisco, da União Esperança de Quelimane, foi eleita a melhor guarda-redes.

O prémio fair-play foi para a equipa da Computer Solution de Manica que em oito jogos foi admoestada com a exibição de apenas três cartões amarelos. A próxima edição do Campeonato Nacional de Futebol Feminino terá lugar na cidade da Beira, província de Sofala, em 2014.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!