Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Furacão Bárbara chega ao sul do México e mata pelo menos duas pessoas

O furacão Bárbara chegou nesta quarta-feira à costa sul do México, no Pacífico, inundando ruas, derrubando árvores e matando dois homens ao trazer fortes chuvas para a região próxima à maior refinaria de petróleo do país.

O Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (CNF) disse que o furacão estava 130 quilómetros a leste do porto de Salina Cruz, no Estado de Oaxaca, no sul. Os ventos sopravam com velocidade de até 120 quilómetros por hora. O sistema deslocava-se a norte-nordeste a cerca de 14 quilómetros por hora e deverá começar a perder força na noite desta quarta-feira.

“Estamos vendo ventos muito, muito fortes e chuvas intensas”, disse o diretor dos serviços de emergência em Oaxaca, Manuel Maza. Ele afirmou que também havia registros de falta de energia na região.

A estatal petrolífera Pemex afirmou mais cedo nesta quarta-feira que sua maior refinaria, com capacidade para processar 330 mil barris de petróleo por dia, continuava operando normalmente, em Salina Cruz.

Agentes de emergência disseram que um norte-americano de 61 anos que estava na praia em Salinas Cruz havia se afogado durante a tempestade.

Um mexicano de 26 anos morreu ao tentar cruzar um rio. Portos da região que recebem embarcações pequenas foram fechados e os serviços de emergência de Oaxaca começaram a retirar moradores de áreas vulneráveis, inclusive nos arredores da refinaria.

O CNF emitiu alerta de furacão para o trecho de Puerto Angel a Barra de Tonala, no litoral de Oaxaca, e um alerta de tempestade tropical entre Barra de Tonala e Boca de Pijijiapan, no vizinho Estado de Chiapas.

Os meteorologistas prevêem chuvas de 100 a 200 milímetros em partes de Oaxaca e Chiapas e uma ressaca de 1 a 1,5 metro acima do nível normal das marés.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!