O funeral de Estado do ex-presidente sul-africano Nelson Mandela será realizado no domingo, 15 de dezembro, em Qunu, lugar onde passou a sua infância, informou nesta sexta-feira o presidente da África do Sul, Jacob Zuma, em entrevista coletiva.
Desta forma, o ex-preso político mais famoso do mundo terá realizado o seu desejo de descansar em Qunu junto com sua família.
Previamente, em 10 de dezembro, vai acontecer no FNB Stadium (antes conhecido como Soccer City) de Soweto, em Johanesburgo, a missa oficial pelo ex-presidente, cujos restos descansarão entre os dias 11 e 13 de dezembro nos Union Buildings de Pretória, sede do governo sul-africano, afirmou Zuma.
No mesmo FNB Stadium aconteceu, em 11 de julho de 2010, a última aparição pública de Mandela, na cerimónia de encerramento do Mundial de futebol.
Além disso, o presidente Zuma declarou o domingo, 8 de junho, “dia nacional de oração e reflexão”, e convocou os sul-africanos de todas as religiões a comparecer a seus templos e rezar e refletir sobre a vida de Mandela.
Mandela morreu ontem aos 95 anos em sua casa na cidade de Johanesburgo, após receber terapia intensiva nos últimos meses pela recaída de uma infecção pulmonar.