O Fundo Global em Moçambique vai doar 27 milhões de dólares ao sector da saúde para a aquisição de medicamentos de tuberculose com vista a aumentar a capacidade de tratamento, segundo a informação prestada esta sexta-feira (20), em Maputo, pela secretária-executiva do Mecanismo de Coordenação da organização, Celmira Silva.
A responsável espera que o apoio possa contribuir para o incremento do número de beneficiários de tratamento desta enfermidade e evitar a ruptura do stock de fármacos.
Segundo a fonte, o financiamento será desembolsado no período 2014-2017, de forma faseada e consoante o grau de implementação de actividades para o efeito.
Celmira Silva acrescenta que com a injecção financeira, o país estará preparado para prover tratamento adequado e atempado para toda população moçambicana.
“O valor a ser alocado ao sector da saúde vai minorar o problema de insuficiência de medicamentos que se regista em todas as unidades sanitárias do país e desta forma impedir o abandono do tratamento de muitos doentes”, concluiu Celmira.