Jack Dorsey, fundador e presidente do site de microblogs Twitter, anunciou esta quarta-feira que está trabalhando num sistema de pagamento através do telemóvel ou do notebook mediante um leitor de cartões que se cenectaria diretamente a esses aparelhos.
Dorsey fez esse anúncio durante a conferência LeWeb, que reúne até quinta-feira, em Paris, cerca de 2.000 participantes relacionados com o mundo da internet (empresas, investidores, blogueiros, etc.), ao qual também assiste Chad Hurley, co-fundador e presidente do site YouTube, e Marissa Mayer, vice-presidente do Google.
A invenção, que foi batizada de ‘Square’ (quadrado), pretende principalmente facilitar os pequenos pagamentos. “Por exemplo, o pagamento de uma babá por hora ou do professor de golfe”, explicou Dorsey. O sistema funciona quando conecta-se um pequeno cubo de plástico negro à entrada do microfone do telemóvel ou computador: o usuário introduz então seu cartão na ranhura do cubo para que este o leia.
O fundador do Twitter acredita que o método de pagamento tem um enorme potencial e poderá ser utilizado por todo mundo, dos pequenos comércios aos particulares. O cubo negro será distribuído gratuitamente, via internet ou em lojas. Ele espera lançar o serviço nos EUA em março de 2010, antes de estendê-lo a outros países. Agora está sendo testado em cidades como Nova York ou San Francisco.
Dorsey assinalou ainda que sua empresa trabalha em garantir a segurança do sistema, que se baseará simultaneamente no correio eletrônico, foto ou assinatura. Para cada transação, será doado um centavo a uma associação de caridade.