Um funcionário da empresa fornecedora de Água, em Quelimane, desapareceu da vista dos seus colegas, amigos e familiares, há um mês e dez dias, contando até esta Quinta-feira, de 12 de Janeiro de 2012.
Foi precisamente no dia 02 de Dezembro de 2011, que um jovem de 30 anos de idade, de nome Damião Américo Momad, vulgarmente conhecido por “Zito Malbadjo”, que era colaborador do Fundo de Investimento do Património para o Abastecimento de Água, desapareceu e, ninguém sabe do seu paradeiro.
Fontes próximas do FIPAG informaram que o funcionário marcou presença na manhã daquele dia, visto que era Sexta-feira, e tinha obrigações laborais.
Mas quando foi para casa nunca mais voltou ao serviço. Passaram semanas, as festas do natal e do fim do ano, “Zito Malbajo”, como é carinhosamente tratado pelos seus amigos e colegas, nunca mais voltou a casa, nem ao local de trabalho.
No seio da família e dos seus colegas do FIPAG, reina uma grande preocupação pelo desaparecimento deste jovem. Todavia, sabe-se que no dia 2 de Dezembro, quando Zito largou do serviço, foi a casa. Depois do descanso despediu-se da sua família dizendo que ia conversar com amigos.
A noite começou e, sabendo-se que era jovem, então, os familiares pensaram que estivesse num ambiente de lazer. Mas, Zito não voltou à casa. Ai começou a “dança”.
Na sua zona residencial, Torrone Velho, os amigos dizem que não chegou ao local onde tem estado. Este é um caso que indigna a família e os colegas de trabalho. Neste momento, o FIPAG tem desfalque de mais um facturador, visto que era a função do Zito.
Salário intacto na conta
Quando Zito desapareceu, era já o princípio do mês de Dezembro e ai já se preparavam as folhas de salários para o mês em alusão. Ele foi incorporado na lista. Quando os salários caíram nas contas dos funcionários, até hoje o de Zito está intacto, ninguém mexeu, porque ele não deu autorização a ninguém.
O que indigna a maior parte das pessoas é que até agora não se sabe se ele está ou não vivo. Pese embora uns estejam a dizer que deve estar num ambiente de lazer, mas esta tese não tem sustento, já que se assim acontecesse, ele poderia mexer a sua conta bancária.
E os familiares?
Contactado, esta Quarta-feira, um dos familiares, através do contacto do desaparecido, ficou-se a saber que no seio da família, tudo está a ser feito com vista a localizar o Zito Malbajo.
Um irmão que atendeu o telefone disse que várias tentativas foram feitas, procurou-se curandeiros, estes dizem que Zito está em Nampula. Só que estes mesmos curandeiros que dizem que Zito está na chamada capital do norte, não dão mais detalhes por forma a localizá-lo.
Esta acção dos curandeiros é vista como mais uma forma de “facturar” sem dar soluções.
No seio da polícia
A Polícia da República de Moçambique (PRM), quando contactada através da sua portavoz, Elcidia Pedro Filipe, disse que iria averiguar o assunto, junto dos outros sectores, porque, segundo ela, esta informação ainda não chegou ao departamento onde está afecta.
Refira-se que Zito Malbajo foi admitido no FIPAG no dia 01 de Fevereiro de 2006. Logo desempenhou as funções de operador em Nicoadala e posteriormente foi enquadrado como facturador no departamento comercial em Quelimane.