A Frente Polisário, grupo que luta pela independência do Saara Ocidental, disse na terça-feira que 11 pessoas morreram em confrontos com as forças de segurança marroquinas, enquanto uma autoridade de Marrocos afirmou que apenas um civil morreu nos incidentes, vítima de um acidente de carro. O Saara Ocidental, ex-colônia espanhola anexada em 1975 a Marrocos, é palco da mais antiga disputa territorial em andamento na África.
Na segunda-feira, as forças marroquinas invadiram um acampamento que era foco de protestos contra o governo. Em nota divulgada na terça-feira na Argélia, a Frente Polisário disse que 11 pessoas morreram nos confrontos da véspera, 723 ficaram feridas e 159 haviam desaparecido e poderiam estar mortas. “As forças marroquinas de agressão usaram munição real, gás lacrimogêneo, cassetetes, pedras e jatos d’água contra civis pacíficos e indefesos”, disse a nota.
Um alto funcionário marroquino em Laayoune, principal cidade do Saara Ocidental, disse à Reuters que as forças de segurança não mataram civis, mas que um homem morreu num acidente rodoviário que está sob investigação. Ele disse ainda que quatro civis ficaram feridos, e que ninguém desapareceu. Acrescentou que cerca de 160 pessoas foram detidas por “atos de vandalismo.”