O piloto da Fórmula 1 Jules Bianchi sofreu uma lesão cerebral grave num acidente ocorrido no Grande Prémio do Japão, domingo, e continua em estado crítico, disse a família do francês, esta terça-feira (7).
Num comunicado divulgado por meio da equipe Marussia, a família expressou agradecimento pelas mensagens de apoio de todo o mundo e disse que o acidente do piloto de 25 anos no circuito de Suzuka provocou uma “lesão axonal difusa”, uma das mais graves no cérebro.
Dois neurocirurgiões de destaque – o presidente da comissão médica da FIA, Gerard Saillant, e o professor italiano Alessandro Frati – foram ao centro médico de Yokkaichi depois de terem embarcado na Itália a pedido da Ferrari.
“Os profissionais médicos do hospital estão a dar o melhor tratamento e cuidado, e estamos muito agradecidos por tudo o que eles têm feito por Jules desde o acidente”, disse a família.
“O hospital continuará a monitorar e a tratar de Jules e vai fornecer mais informação quando considerar apropriado”, acrescentou o comunicado. O carro de Bianchi aquaplanou na pista em alta velocidade e atingiu a traseira de um trator que estava na área de escape a remover o carro batido de Adrian Sutil, da Sauber, em Suzuka.
Um porta-voz do circuito disse, esta terça-feira que o acidente foi provocado por “falta de sorte” e não por um erro de avaliação dos responsáveis pelo Grande Prémio do Japão de continuar com a corrida.