O Governo da França vai desembolsar 44 milhões de dólares para a reabilitação da área de manobra do Aeroporto Internacional de Maputo. Para o efeito, foi assinado um memorando entre a ministra do Comércio Externo, Nicole Bricq, e o ministro moçambicano das Finanças, Manuel Chang, esta segunda-feira (03), na capital moçambicana.
A reabilitação da área de manobra do Aeroporto Internacional de Maputo vai despender perto 70, 5 milhões de dólares, dos quais 25 milhões de dólares e 1,5 milhões serão co-financiados pelo Banco Europeu de Investimento (BEI) e pelo Fundo Fiduciário para Infra-estruturas de África, respectivamente.
Nos últimos 10 anos, de acordo com Manuel Chang, os transportes aéreos e o número de passageiros cresceram de forma assinalável, por isso, o apoio da França vai permitir a melhoria das condições de segurança dos clientes daquela infra-estrutura e elevar os padrões de gestão aeroportuária.
Nicole Bricq manifestou-se impressionado com o nível de desenvoilvimento de Moçambique e garantiu que a França vai continuar a apoiar Moçambique na área de infra-estruturas aeroportuárias mas recomendando que o país deve ainda redobrar de esforços na luta contra a pobreza que flagela milhões de moçambicanos.