Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Fotos de satélite mostram concentração militar russa perto da Ucrânia

A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) apresentou fotografias de satélite, esta quinta-feira (10), que, segundo informou, mostram a concentração de 40.000 soldados russos perto da fronteira ucraniana, com tanques, veículos blindados, artilharia e aviões prontos para a acção.

“Esta é uma força muito capaz, em elevada prontidão, e, como já ilustrado através das imagens, está perto de rotas e linhas de comunicação”, disse o brigadeiro britânico Gary Deakin em entrevista coletiva na sede militar da NATO em Mons, no sul da Bélgica.

“Ela (a força) tem os recursos para ser capaz de se mover rapidamente para a Ucrânia, se receber ordens de fazé-lo”, afirmou. Se os líderes políticos russos tomarem a decisão de enviar tropas para a Ucrânia, as primeiras forças russas poderiam estar em movimento dentro de 12 horas.

A NATO observou as forças russas em mais de cem locais diferentes, perto da fronteira com a Ucrânia, disse ele. A aliança ocidental mostrou as fotos fornecidas pela empresa comercial de imagens de satélite DigitalGlobe para reforçar as suas advertências de uma escalada militar russa que poderia ameaçar a Ucrânia.

Um alto funcionário russo, citado por uma agência de notícias estatal da Rússia, disse que as fotografias eram de agosto do ano passado. A Rússia nega que esteja a concentrar forças nas proximidades da fronteira e acusa a NATO de fomentar o medo para conseguir apoio para a sua aliança.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!