Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Fotografias de Moçambique expostas na Lituânia

Fotografias de Moçambique expostas na Lituânia

Decorre de 16 de Junho a 10 de Julho próximo, uma Exposição fotográfica da autoria do fotojornalista moçambicano, Ismael Maquidade, na Lituânia, denominada “Mozambique: People & Portrait”.

A exposição é uma espécie de documentário através do qual Maquidade pretende mostrar o dia-a-dia dos moçambicanos. As fotografias em tamanho A3, capturadas em 2008 e 2009, retratam o país e o comércio informal que se tornou no meio de sobrevivência da grande maioria da população.

As fotografias mostram o percurso que as pessoas fazem diariamente em busca do seu sustento e de uma vida melhor, recorrendo ao comércio informal.

A presença de Maquidade na Lituânia surge na sequência do convite formulado pelo Ministério da Cultura daquele país, através da Associação ‘Meno Parkas’, e com o apoio da Embaixada de Portugal no mesmo país.

Para Maquidade, o convite veio como um desafio, pois é acima de tudo “uma oportunidade de levar o nosso país a um outro que quase nada sabe de Moçambique”.

O fotojornalista disse ainda que o que mais o agradou foi ver o público curioso em relação à capulana, o mussiro e ao facto de ver pessoas que carregam os seus pertences (bacias com comida, cadeiras ou mesmo camas de fabrico artesanal) na cabeça.

“Foi uma honra para mim, divulgar a nossa moçambicanidade e acima de tudo servir a pátria, mesmo estando tão longe de casa”, comentou.

Depois de expor as suas fotografias em Kaunas, Maquidade segue para a capital lituana, Vilnius. De salientar que esta é a terceira exposição que o fotojornalista Maquidade realiza, sendo que as duas primeiras tiveram lugar em Nampula e Maputo.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!