Sebastian Vettel venceu o GP da Turquia, obtendo o terceiro triunfo em quatro corridas. O piloto alemão arrancou na frente, e apesar de nunca ter estado muito longe, nunca permitiu veleidades aos seus adversários.
Mark Webber foi segundo, depois de bater Fernando Alonso na batalha pelo segundo lugar, nas últimas voltas da corrida, oferecendo dessa forma uma saborosa dobradinha à Red Bull Racing. Fernando Alonso foi terceiro, naquele que é o melhor resultado do ano para a Ferrari, e a primeira vez que um dos seus pilotos chega ao pódio em 2011.
Com tempo ensolarado e 17ºC de temperatura, os carros preparavam-se para a largada do GP da Turquia sem a incerteza da chuva. Entretanto, o calor mais intenso que nos outros dias do fim de semana deixava uma interrogação na cabeça das equipes: apostar em três ou quatro paragens, por causa do alto desgaste dos novos pneus Pirelli no circuito de Istambul.
Na largada, Vettel manteve-se à frente com facilidade, enquanto Webber perdeu a segunda posição para Rosberg, que saltou melhor. Hamilton se manteve em quarto na primeira curva, mas foi pressionado por Alonso e acabou cometendo um erro em uma das curvas do miolo do circuito. Ele caiu para sexto após ser superado pelo espanhol e pelo companheiro Button. Massa, que manteve-se na décima posição, atacou Heidfeld na segunda volta e assumiu a nona posição da corrida. Barrichello, que vinha em 11º, fez a mesma manobra na passagem seguinte e entrou na zona de pontuação. Schumacher, que vinha sofrendo com os rivais, dividiu uma curva com Petrov, tocou no russo e teve sua asa dianteira quebrada, tendo de entrar nos boxes.
Com Vettel já bem à frente, Webber recuperou a segunda posição na quinta volta ao ultrapassar Rosberg usando a asa móvel e o Kers. Alonso fez o mesmo com o alemão na sétima volta e subiu para terceiro. Mais atrás, Hamilton e Button travavam uma disputa acirrada pela quinta posição.
O campeão de 2008 acabou levando a melhor após várias divididas nas curvas. Massa, que aproveitou a disputa entre as McLarens para se aproximar, superou Hamilton na nona volta. Mas os dois entraram juntos nos boxes para fazer a primeira parada e o brasileiro, graças a um péssimo trabalho da Ferrari, acabou superado pelo inglês novamente.
Vettel entrou na 11ª passagem nos boxes e voltou após um rápido pit stop na segunda posição, atrás apenas de Button. O alemão superou o rival duas voltas depois e o inglês aproveitou para fazer a parada. Massa, que vinha próximo de Rosberg, conseguiu a ultrapassagem na 20ª volta, mas levou o troco na travagem para a curva 14. O alemão manteve-se em quinto momentaneamente. O brasileiro só conseguiu sucesso duas voltas depois e Button, que tinha acabado de fazer a segunda parada, também superou o piloto da Mercedes, que decidiu entrar nos boxes na 23ª.
Na liderança, Vettel fez sua segunda parada na 25ª e voltou na liderança da corrida com muita tranquilidade. Cinco voltas depois, Alonso ultrapassou Webber e assumiu o segundo lugar, enquanto o australiano tinha problemas com o desgaste de pneus. Button também pressionava Massa, que estava preso atrás de Petrov, o quinto colocado no momento. O inglês superou o brasileiro na 35ª volta e o piloto da Ferrari optou por também entrar nos boxes. Hamilton, que vinha em quarto, teve problemas em seu pit stop.
A McLaren enrolou-se na troca do pneu dianteiro direito e o inglês perdeu muito tempo. Com pneus novos, entretanto, o inglês andava muito rápido e tentava recuperar o tempo perdido. Webber também continuava rápido na perseguição a Alonso para tentar voltar ao segundo lugar e completar a dobradinha da RBR.
Confira o resultado final do GP da Turquia, em Istambul (309,396 quilômetros):
1 – Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) – 58 voltas em 1h30m17s558
2 – Mark Webber (AUS/RBR-Renault) – a 8s807
3 – Fernando Alonso (ESP/Ferrari) – a 10s075
4 – Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) – a 40s232
5 – Nico Rosberg (ALE/Mercedes) – a 47s539
6 – Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) – a 59s431
7 – Nick Heidfeld (ALE/Renault-Lotus) – a 1m00s857
8 – Vitaly Petrov (RUS/Renault-Lotus) – a 1m08s168
9 – Sebastien Buemi (SUI/STR-Ferrari) – a 1m09s300
10 – Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) – a 1m18s000
11 – Felipe Massa (BRA/Ferrari) – a 1m19s800
12 – Michael Schumacher (ALE/Mercedes) – a 1m25s400
13 – Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) – a 1 volta
14 – Sergio Pérez (MEX/Sauber-Ferrari) – a 1 volta
15 – Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth) – a 1 volta
16 – Jaime Alguersuari (ESP/STR-Ferrari) – a 1 volta
17 – Pastor Maldonado (VEN/Williams-Cosworth) – a 1 volta
18 – Jarno Trulli (ITA/Lotus-Renault) – a 1 volta
19 – Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Renault) – a 2 voltas
20 – Jerome D’Ambrosio (BEL/MVR-Cosworth) – a 2 voltas
21 – Narain Karthikeyan (IND/Hispania-Cosworth) – a 3 voltas 22 – Vitantonio Liuzzi (ITA/Hispania-Cosworth) – a 5 voltas